Onde fazer um anúncio de vaga de emprego eficiente?

postado por Gizele Gavazzi Categoria: : Processo Seletivo e Vagas Sem comentários

A forma de fazer anúncio de vaga de emprego influencia muito nos seus resultados. Dependendo da descrição e detalhes na vaga talvez você consiga o profissional perfeito nas primeiras tentativas. Infelizmente, o mais comum é encontrar vagas que só ajudam a deixar o processo seletivo mais difícil e caótico do que deveria ser.

Quais as características de uma vaga de emprego ideal?

Em primeiro lugar, uma vaga de emprego precisa ser extremamente detalhada. Por acaso você acha que só anunciar a formação e tempo de experiência necessária na área é o suficiente? Então está completamente enganado a respeito do processo seletivo.

Lembre-se que sua vaga será exibida para dezenas ou até centenas de candidatos que realmente querem um emprego. Caso eles vejam algo que parece minimamente relacionado a sua área de atuação eles certamente vão enviar o currículo. Vagas sem detalhes causam confusão, fazem com que pessoas não relacionadas tentem o trabalho e gastem mais tempo dos recrutadores.

Além disso, é importante deixar a vaga bem definida. Coloque tudo que for possível, como horários, salário, benefícios, dias de trabalho, entre outros. Por acaso você quer encontrar o candidato perfeito para só depois descobrir que ele não tem disponibilidade para os turnos com os quais sua empresa trabalha?

Depois de ter a descrição perfeita para fazer anúncio de vaga de emprego, chega a hora de escolher em qual canal divulgar. É nesse momento que alguns recrutadores cometem os maiores erros.

Por que o canal correto faz a diferença?

Será que anunciar uma vaga no Facebook, num portal de vagas, no site da empresa e no jornal local te traz os mesmos resultados? Certamente não. Cada um desses canais atinge um público específico. Com a descrição certa você já deu um passo para uma boa seleção, mas ainda falta fazer o anúncio no lugar correto.

No Facebook, por exemplo, a tendência é atingir um público bem mais jovem. Quem está procurando profissionais mais qualificados e com muito tempo de experiência no mercado provavelmente deveria escolher outra forma de divulgar. No site da empresa o público é bastante limitado, só pessoas que estão de olho no seu negócio conseguem ver a vaga. Algumas empresas até conseguem realizar bons processos de seleção, mas só através de bancos de vagas internos que demoram muito tempo para construir.

É claro que também existem os meios offline, como jornais, mas eles estão caindo em desuso. Cada vez mais os candidatos observam somente os meios digitais e ignoram o restante.

Devo escolher canais que ajudam na seleção?

Fazer anúncio de vaga de emprego no canal errado é bastante problemático para sua empresa. No melhor dos casos você gastará muito tempo fazendo a seleção. Anunciando no Facebook, por exemplo, você consegue atingir um grande número de profissionais, mas levar bem mais tempo fazendo a triagem e escolhendo quais deve chamar para a entrevista.

O Facebook, na verdade, tem uma série de problemas para quem deseja fazer anúncio de vaga de emprego. Anunciar nas páginas é simples o suficiente, atualmente o administrador da página consegue fazer o post numa área específica para vagas que o ajuda a desenvolver melhor a descrição. Depois disso é comum que os próprios colaboradores ou profissionais de recrutamento compartilhem nos perfis pessoais ou em grupos.

Aí começa o problema. Muita gente sequer chega a ler a forma de contato da empresa e deixa suas informações de contato nos comentários ou chama a pessoa que compartilhou inbox. Com informações descentralizadas é fácil para a organização perder o contato de um candidato promissor.

Problemas similares ocorrem com outros canais de vaga. Alguns têm alcance pequeno demais e são complexos em excesso, desencorajando o candidato de se candidatar. Outros são amplos e não mantém as informações numa base de dados de fácil acesso, dificultando a vida da equipe. O que fazer então?

Como o Grupo Gente pode te ajudar a fazer anúncio de vaga de emprego eficiente?

Uma das melhores opções para qualquer um que deseja fazer um anúncio de vaga de emprego que dê resultados é escolher uma empresa especializada em seleção e recrutamento. Quem atua nessa área já tem um extenso banco de dados de candidatos que facilita a seleção e na escolha do profissional certo.

A Grupo Gente ajuda empresas a conseguirem os melhores colaboradores desde 1972. Seu banco de candidatos é completo e te ajuda a atingir uma variedade enorme de profissionais. Além disso, você não precisa só contar com a Grupo Gente para fazer anúncio de vaga de emprego, mas também para todos os procedimentos de recrutamento e seleção.

Será que não está na hora de encontrar uma empresa parceira que te ajude a levar seu recrutamento para um novo nível? Venha conhecer os serviços da Grupo Gente.


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito