Trabalho temporário: tudo sobre seu crescimento

postado por Grupo Gente Categoria: : Para Empresas, Recursos Humanos, Temporários Sem comentários

Final do ano chegando e começam a aparecer as primeiras vagas de trabalho temporário na indústria, comércio e setor de serviços.

E se você quer saber mais sobre esta excelente oportunidade de conseguir um tão sonhado emprego, mesmo que seja por no máximo 90 dias, vale a pena dar uma olhada neste nosso novo artigo.

Acompanhe e sucesso no seu novo emprego!

Os benefícios do trabalho temporário

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, o número de vagas temporárias abertas para atender à demanda do Dia das Crianças, Natal e Ano Novo deve apresentar crescimento de 13,86% em relação a 2018.

Por outro lado, a entidade aposta na abertura de 570 mil vagas, diante das 500 mil do ano passado.

Ainda tem alguma dúvida se o trabalho temporário pode ser uma boa ideia para você?

Então veja abaixo os principais benefícios dessa modalidade de trabalho:

Possibilidade de retornar ao mercado de trabalho

Se você está sem trabalhar por qualquer motivo, uma vaga de trabalho temporário pode ser uma ótima chance para retornar, seja na sua atividade anterior, seja em outra completamente diferente.

Permite que você passe o final do ano com dinheiro no bolso

Primeiro de tudo, para quem tentou arrumar um emprego durante o ano todo, um trabalho temporário no final do ano pode ser a chance de passar as festas com algum dinheiro.

Mais importante, começar 2020 com o pé direito.

Trabalhadores temporários têm grande chances de serem efetivados:

Às vezes, a empresa pode gostar tanto de um trabalhador temporários, que ele pode ser lembrado na hora de preencher uma vaga fixa.

Um trabalhador temporário tem as mesmos benefícios de um funcionário fixo

Sim, isso mesmo!

Um trabalhador temporário tem direito a salário equivalente ao que os colaboradores fixos da empresa ganham na mesma função; jornada de trabalho de 8 horas e as horas extras acrescidas de 20%; adicional noturno; repouso semanal remunerado; indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, correspondente a 1/12 do pagamento recebido; férias proporcionais, anotação na carteira de trabalho, recolhimento de INSS; etc

É ideal para quem procura seu primeiro emprego

Quando se contrata funcionários temporários, as empresas não costumam colocar muito requisitos.Assim, podem se candidatar pessoas sem experiência ou até mesmo quem busca o primeiro emprego.

Os setores que mais contratam trabalho temporário

Os setores que mais contratam trabalho temporário entre setembro e dezembro são:

  • Serviços: cerca de 45% vagas, incluindo aí setores relacionados ao turismo, tais como hotéis, restaurantes, etc;
  • Comércio: cerca de 30%, principalmente lojas de roupas, calçados e brinquedos;
  • Indústria: cerca de 25%, nos mais diferentes ramos.

8 dicas para conseguir um trabalho temporário

  1. Muitas oportunidades de trabalho temporário no final do ano estão concentradas no comércio, principalmente em lojas de roupas e brinquedos. Por isso, vale a pena procurar vagas nessas áreas.
  2. Outras áreas que também costumam oferecer vagas são alimentação, principalmente em shoppings e estacionamentos. Então, se você não leva muito jeito para vendas, essas áreas podem ser boas alternativas.
  3. Existem diversos sites com vagas de emprego em que o cadastro pode ser feito gratuitamente e muitas empresa usam a própria página para divulgar oportunidades de emprego.
  4. Além disso, vale aproveitar as redes sociais. No Facebook, é possível se inscrever em grupos que divulgam vagas e claro, há também o LinkedIn que é uma excelente alternativa.
  5. Não fique preocupado se você não possui experiência alguma no mercado de trabalho. Uma das grandes vantagens do trabalho temporário é que, a maioria das empresas não exigem experiência.
  6. Faça um currículo especial para se candidatar para esse tipo de vaga. No campo “objetivo”, por exemplo, mantenha todo o foco na vaga que está em questão e coloque exatamente aquilo que está no anúncio.
  7. Se você já tiver alguma experiência com trabalho temporário, destaque essa informação no seu histórico profissional. Se não tiver, deixe um histórico bem curto e descreva suas habilidades contando um pouco do que você sabe fazer.
  8. Não se candidate em uma vaga apenas por se candidatar. Antes de preencher qualquer ficha pense no que você faz de melhor e em como pode realmente contribuir para o sucesso da empresa. Isso é importante porque muitas das de vagas de trabalho temporário são remuneradas de acordo com as metas. Ou seja, se você não tem talento para vendas, é melhor trabalhar no estoque, por exemplo.

Conclusão

Resumindo, você pôde perceber o trabalho temporário pode ser uma ótima oportunidade para ganhar experiência ou retornar para o mercado de trabalho em uma época do ano em que todo dinheiro é bem visto.

Acima de tudo, para conseguir uma boa vaga, nada como contar com a ajuda de quem está no mercado há mais de 40 anos como o Grupo Gente.

Conheça nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito