O que faz uma Coordenadora de RH de alto desempenho

postado por Grupo Gente Categoria: : Sem Categoria 1 comentário

Recursos Humanos ou simplesmente RH, é um departamento tão significativo para as empresas, mas que nem sempre é tão lembrado no dia-dia. Se você começar a pensar e posicionar sua empresa de forma estratégica, com foco em melhorar os resultados do seu negócio, não poderá negligenciar que seus recursos humanos, ou seja, as pessoas que formam sua organização, são aqueles que farão a coisa acontecer na prática. Então, nessa hora elas podem ser seu um grande problema ou seu grande diferencial de mercado.

A Coordenadora de RH

Sendo assim, a coordenadora de RH, talvez seja uma das profissionais mais essenciais para o crescimento ou para a sobrevivência de uma empresa. Conheça o que as coordenadoras de RH com melhor desempenho fazem pela organização e como sua atuação pode influenciar a produtividade e os resultados.

Utilizar bases de dados para decisões

Uma coordenadora de RH é basicamente uma tomadora de decisões. Mesmo quando decide algo em conjunto com outros gestores, a palavra final para demitir, contratar ou capacitar colaboradores é dela. Portanto, quanto mais certeira for sua capacidade de compreender o ambiente empresarial, melhor.

Isso só é possível através de dados concretos da empresa. De nada adianta escolher algo no achismo, especialmente ao considerar que toda a organização depende disso. A coordenadora de RH precisa estabelecer indicadores e informações que possam orientá-la.

Essa profissional usa as bases de dados organizacionais mais que qualquer outro. Sem uma base de dados atualizada, suas ações perderiam sua eficiência.

Desenvolver a equipe para melhorar os resultados

Todos os colaboradores da empresa conseguem realizar suas atividades corretamente e com eficiência? Não? Então é função da coordenadora de RH encontrar soluções. Isso pode vir na forma de cursos de formação, treinamentos para toda a equipe ou até para um funcionário em especial.

Para conseguir resultados mais lucrativos para toda a empresa, a coordenadora precisa identificar necessidades de cada profissional. Imagine uma equipe que está desenvolvendo um novo projeto, talvez seria interessante que um dos seus membros recebesse treinamento na tecnologia mais avançada disponível para essa área. A decisão, é claro, está nas mãos da coordenadora de RH.

Além de saber identificar necessidades, ela também precisa decidir qual é a solução mais vantajosa para a empresa. A formação de profissionais pode ser bastante cara, por isso é uma decisão estratégica.

Encontrar formas de aumentar a produtividade

Boa parte do tempo de trabalho em uma empresa é gasto com atividades inúteis que diminuem a produtividade. A intenção da coordenadora de RH é fazer com que quase 100% do tempo do funcionário seja produtivo.

Tal desafio significa:

  • Garantir estrutura física para o trabalho;
  • Estabelecer uma comunicação interna eficiente;
  • Estabelecer metas realistas e motivadoras;
  • Oferecer feedbacks constantes à equipe;
  • Implementar uma cultura empresarial focada na produtividade.

Uma profissional do RH de eficiência consegue analisar os resultados dos colaboradores e identificar problemas. Ao perceber uma produtividade abaixo do esperado ainda é necessário saber qual é o principal motivo.

É bastante comum que departamentos inteiros tenham queda de produção por causa de um uso errado de e-mails, reuniões em excesso ou até procrastinação por conta dos próprios funcionários.

Trabalhar a retenção de capital humano

Assim que um colaborador assina ou contrato com a empresa, ele se torna um investimento. A coordenadora de RH investe pesado nesse indivíduo, considerando sua formação, bem-estar e conhecimento de suas funções. Não é incomum adquirir cursos, treinamentos ou até viagens para que alguém melhore suas habilidades e traga inovação para a organização.

Agora pense no que acontece com todo esse investimento quando esse colaborador deixa a empresa depois de dois ou três anos. É jogado no lixo! A rotatividade de pessoal vem se tornando um problema para diversos setores.

Portanto, a coordenadora de RH também precisa se preocupar com fatores que podem motivar um funcionário a permanecer, ao invés de buscar oportunidades externas. Ela precisa elaborar um bom plano de carreira e benefícios que sejam praticamente irrecusáveis para os melhores talentos.

Gerenciar vagas em aberto

Provavelmente essa é uma das funções que melhor definem as profissionais de RH. O que muitos não sabe é que cuidar das vagas em aberto é uma tarefa complexa, mas essencial do negócio.

Sabia que a escolha do profissional correto pode ajudar a melhorar toda a produtividade do setor? Escolher o profissional errado talvez tenha o efeito contrário e piore os níveis de produtividades dos seus colaboradores.

A coordenadora de RH não está envolvida diretamente com o processo de seleção, mas determina seu sucesso. Ela precisa manter uma relação próxima aos recrutadores para ter certeza que estão buscando o perfil correto para a empresa. Também precisa saber como está o status das vagas e aprender a trabalhar com situações de urgência, como uma contratação de última hora para substituir um colaborador.

Percebeu como a coordenadora de RH é uma profissional de relevância em qualquer negócio? Através de suas ações as engrenagens da empresa conseguem funcionar sem problemas.

Quer apreender mais sobre a área de RH?

Inscreva-se em nossa newsletter e recebe artigos diretamente no seu e-mail.

REALIZAR CADASTRO

1 Comentário

  • Leopoldo Remígio de Rezende Neto
    2 semanas atrás
    Resposta

    Gostei muito do artigo sobre o papel e a importância de Coordenadores de RH na elaboração e implantação da estratégia empresarial. Além disso devemos reconhecer a importância dos Coordenadores de RH em implantar os diversos programas táticos que fazem a estratégia acontecer. Também devemos reconhecer sua importância nas ações diárias para a aumentar a produtividade e entusiasmo das pessoas com a empresa e seus objetivos. Excelente artigo.

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito