Como fazer um Currículo que impressiona

postado por Grupo Gente Categoria: : Dicas Sem comentários

Trabalho na área de Recrutamento há cerca de 3 anos, o que me fez passar por diversas experiências. Entre elas, uma se repete com bastante frequência, candidatos vivem mandando perguntas, tais como:

“Mando diversos currículos, por que não me chamam para entrevistas?” ou “Por que não recebo nenhum tipo de retorno sobre meu currículo, mesmo estando dentro dos requisitos da vaga?”

Imagino que quase todos os candidatos têm essas perguntas, mesmo que não cheguem a me perguntar diretamente. Por isso, resolvi falar um pouco a respeito disso nesse artigo para ajudar a todos que estão em busca do tão sonhado emprego, a como fazer um Currículo que impressiona.

Layout

Vamos começar do básico, pois é o que muita gente esquece: o layout!

Ele é praticamente tão importante quanto sua experiência, porque é essencial para que um recrutador ache seu currículo interessante. Lembre-se que você não é o único candidato para a vaga. O recrutador passa o dia olhando dezenas de CVs antes de escolher o mais adequado.

Currículos “poluídos” visualmente tornam a informação difícil de achar. Portanto, o recrutador tende a escolher um currículo que seja mais “fácil” de visualizar, ou seja, com as informações essenciais mais claras.

Atente-se, por exemplo, a fonte usada no CV (não use três ou quatro fontes, duas está mais que suficiente). Vale a pena lembrar uma deve ser usada apenas para títulos e a outra para escrita em geral).

Depois, decida como quer colocar suas experiências no documento. Quer inserir suas experiências profissionais mais recentes por serem mais relevantes? Ou quer mesclar as atividades sem citar ano e mês de acordo com a importância para a vaga? Chamamos esse último tipo de currículo de CV por ordem de importância.

Tome muito cuidado com o uso de imagens e figuras. A não ser que sua área exija criatividade, elas não devem estar no currículo. Mesmo os criativos precisam maneirar, muita informação visual piora a leitura, talvez seja uma boa opção anexar um portfólio ao invés de colocar tudo no CV.

Experiência

Sabemos que sua experiência é muito mais vasta do que está no currículo (e levamos isso em consideração ao avaliar seu CV, tenha certeza). Porém, não precisa escrever cada pequeno detalhe da posição.

Opte por descrever a vaga que assumiu utilizando as atividades chaves da função. Uma pessoa de recrutamento, por exemplo, deve colocar o tipo de vaga que já trabalhou, se realizava parecer de candidatos, a média de candidatos que está adaptado a atender e ferramentas utilizadas. Assim, o recrutados consegue entender se o profissional tem conhecimento o suficiente para realizar o “básico” da função.

Em perguntas de filtro ou na própria entrevista vai pedir para que descreva com mais exatidão suas atividades. Não é necessário que seu CV seja muito extenso.

Informações pessoais

Sobre suas informações pessoais, é interessante que coloque a data de nascimento (e não a idade exata, pois em uma situação de emergência seu CV pode estar desatualizado), seu endereço completo, telefones para contato (incluindo um telefone de recado) e e-mail. Colocar a quantidade de filhos e estado civil é totalmente opcional, e não costuma influenciar na avaliação do seu CV.

Objetivo

Seja muito coeso com seu objetivo!

Basta colocar a área ou áreas que está buscando atuar. Não existe necessidade de escrever que deseja crescer na empresa ou agregar valor com seus conhecimentos. Já esperamos isso quanto contratamos qualquer profissional!

O ideal é evitar frases genéricas como “estou à disposição da empresa”. Ela passa a ideia de que seu objetivo profissional não está bem definido. Pense bem, se te ligarem realmente com qualquer vaga que tenha qualquer salário você vai aceitar? Não? Então não fale que está à disposição da empresa.

Seja sempre coeso em suas colocações, lembrando que seu currículo é a porta de entrada para qualquer vaga!

Vanessa Queiroz | Assistente de Recrutamento e Seleção no Grupo Gente

 

 


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito