7 erros do recrutamento e seleção comuns em negócios

postado por Grupo Gente Categoria: : Para Empresas, Recursos Humanos Sem comentários

Contratar novos colaboradores para a empresa pode ser extremamente complicado para o setor de RH. Principalmente, se a equipe estiver cometendo erros básicos que podem comprometer todo o trabalho.

A boa notícia é que esses erros do recrutamento e seleção podem, facilmente, ser evitados. Quer saber como fazer isso e tornar seu processo de recrutamento e seleção mais eficaz? Então continue lendo este artigo.

Boa leitura!

1. Não dar retorno aos candidatos

Não se preocupar em dar retorno aos candidatos é um dos erros do recrutamento e seleção mais grave e recorrente.

Não se deve, em nenhuma hipótese, deixar os candidatos sem feedback, sem saber se foram ou não selecionados!

Esse é um erro que prejudica, e muito, a imagem da empresa.

2. Não se preparar para a entrevista

Assim como os candidatos devem se preparar para a entrevista, a equipe de RH também deve se preparar. Afinal, avaliar candidatos é uma tarefa complexa e de muita responsabilidade.

Monte um roteiro com perguntas, saiba exatamente quais são as necessidades e atribuições da vaga que precisa ser preenchida e principalmente.

Também, é importante, estudar com antecedência o currículo do candidato para saber quem é ele e para que seja possível sanar qualquer dúvida durante a entrevista.

3. Não mapear o perfil comportamental

Não se limite ao currículo, vá além. Procure saber o que motiva o candidato, quais são suas limitações e pontos fortes, seu estilo preferido de relação interpessoal, sua forma de comunicação e outros pontos do perfil comportamental.

O mapeamento é importante e dá mais segurança na escolha do candidato.

Portanto, não deixe de fazê-lo, seja manualmente ou seja com a ajuda de softwares especializados em processos de seleção e recrutamento.

4. Divulgar as vagas em aberto de forma incorreta

Outro dos erros do recrutamento e seleção que ocorre frequentemente diz respeito à divulgação das vagas em aberto.

Muitas empresas divulgam de forma incorreta as vagas em aberto, não dando uma atenção especial à descrição da vaga (job description).

É preciso ser honesto em relação às funções do cargo, às características básicas exigidas e todo o resto. Somente uma descrição bem feita e completa atrairá os profissionais certos para a vaga.

E mais, é fundamental que a descrição da vaga, reflita a linguagem e cultura da sua empresa.

5. Ter um banco de talentos sem qualificação

É comum as empresas terem um software com banco de talentos. Isso é maravilhoso, desde que usado da maneira correta.

Portanto, não se limite aos dados pessoais, formação e experiência dos candidatos. Pense na possibilidade de realizar testes e de avaliar cada perfil por estrelas.

Qualificar os candidatos é fundamental para otimizar a etapa de triagem, que é, sem dúvida alguma, a fase mais demorada do processo de seleção e recrutamento.

Uma vez que os candidatos já estejam qualificados e caracterizados, encontrar os perfis ideais fica muito mais fácil e rápido.

6. Não ter tempo suficiente

E por falar em rapidez, muitas vezes existe pressa e urgência para preencher uma vaga aberta e isso não é nada bom, pois pode ocasionar erros e equívocos na hora do recrutamento e seleção.

Por este motivo, é importante fazer a seleção com tempo suficiente para analisar com calma e ter certeza que o candidato escolhido é a pessoa certa para o cargo e para a empresa.

Por outro lado, processos de seleção e recrutamento longos demais também não são ideais e podem até mesmo trazer prejuízos.

Bons profissionais participam de várias outras seleções e a demora pode fazer com que o seu candidato ideal acabe indo parar na empresa concorrente.

7. Ter uma cultura organizacional pouco clara e definida

Não ter uma cultura organizacional clara e definida contribui para a maneira com que os outros olham para a sua empresa.

Assim, é importante elaborar detalhadamente e divulgar a cultura organizacional da empresa para atrair os melhores candidatos, e principalmente, aqueles que estão em sintonia com a missão, valores e objetivos da empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Mas ainda tem alguma dúvida sobre os erros do recrutamento e seleção? Então entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio!


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito