Quais são os cargos com maior dificuldade de contratar?

postado por Grupo Gente Categoria: : Para Candidatos, Para Empresas Sem comentários

Em momentos de crise e alto índice de desemprego talvez pareça estranho falar sobre dificuldade de contratar.

No entanto, é exatamente isso que ocorre em determinadas empresas.

Segundo pesquisa global da Robert Half sobre a dificuldades de contratar profissionais para determinados cargos, realizada em dezembro de 2017, 76% dos executivos brasileiros entrevistados declararam que sentem muita dificuldade para encontrar profissionais qualificados.

Já 23% avaliam a missão como um pouco desafiadora e apenas 1% não encontra dificuldade.

Se interessou em saber quais os profissionais são assim tão difíceis de serem encontrados?

Então, acompanhe este texto feito especialmente para você.

Cargos e carreiras com maior dificuldade de contratar

Na área de tecnologia, é crescente a procura por cientista de dados. Ou seja, aquele profissional que sabe lidar com informações, big data e que consegue analisar esses inúmeros dados com eficiência.

Essa é uma profissão muito requisitada no mundo todo, não só no Brasil.

Ainda na área de tecnologia, profissionais ligados à segurança cibernética são também muito requisitados.

Com o crescente aumento do número de transações financeiras virtuais e com a chegada das criptomoedas, a segurança passar a ser fundamental.

Porém, faltam profissionais que saibam trabalhar com isso.

Já quando o assunto é vendas e marketing, esqueça a figura do velho vendedor. Hoje, as empresas precisam de gestores de vendas com visão profunda do mercado. Pessoas que conheçam o produto que estão vendendo, as estratégias e a respectiva regulamentação. Bem como que sejam capazes de acompanhar o mercado internacional, analisar números e antecipar oportunidades.

Na área administrativa os gestores estão tendo dificuldade de contratar profissionais de suporte. Ninguém precisa mais de alguém para controlar os compromissos e organizar papéis. Os novos secretários e assessores devem ser capazes de ajudar na tomada de decisões e desenhar a pauta da agenda, trabalhando de maneira estratégica.

Ainda no escritório, as empresas não encontram profissionais na área de finanças e tributos conectados às novas tecnologias. Nos últimos anos, a inteligência artificial e os recursos de computação causaram grande impacto na área financeira e muitos profissionais da área não acompanharam as mudanças.

Por fim, na área de engenharia existe dificuldade de contratar engenheiros de segurança especialistas em incêndios, desastres, acidentes e pânico. O conhecimento básico não é mais suficiente e o profissional deve se atualizar constantemente sobre novas possibilidades e riscos.

As dificuldades de contratar, existirão no futuro?

Analisando os cargos acima, fica evidente que para conseguir uma colocação em um desses cargos, o candidato precisa estar em dia com todos os avanços da tecnologia e novas demandas da sociedade. As profissões estão e vão continuar em crescente transformação. Fazendo com que as dificuldades de contratar continuem.

Como exemplo disso, podemos citar o agronegócio que precisa de profissionais para cuidar da terra e dos animais e operar drones para fiscalizar rebanhos e plantações, bem como acompanhar as previsões da meteorologia,

No mais, em algumas áreas o que se procura são profissionais mais generalistas e menos especialistas, principalmente nos postos gerenciais de áreas estratégicas.

Os operários do chão da fábrica precisam também se adaptar aos novos tempos. Na moderna indústria, máquinas, equipamentos e processos estão todos conectados, e isso irá exigir que os profissionais conheçam a tecnologia para conseguirem se manter no mercado de trabalho. Agora é a hora de buscar capacitação tecnológica e aprender a interagir com toda a cadeia produtiva.

Já para os gestores, o cenário atual mostra a importância de uma maior atenção para avaliar as suas reais necessidades na hora de contratar. As empresas precisam ainda se preparar para conquistar novos talentos e reter aqueles que são indispensáveis. Hoje, mais do que nunca contratar um profissional é bem mais do que simplesmente preencher uma cadeira.

Conte com a ajuda de quem sabe o que faz

Grande parte do sucesso da sua empresa está relacionada a existência de uma equipe de colaboradores formada pelos profissionais certos.

Sabendo disso, o processo de recrutamento e seleção deve ter prioridade entre as ações estratégicas da empresa.

Assim, contar com uma assessoria, como a do Grupo Gente, na hora da contratação de novos colaboradores é fundamental. Somos especializados em processos de recrutamento e seleção, focados na avaliação por competências e utilização de dinâmicas de grupos de forma vivencial, onde são identificados os candidatos mais assertivos.


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito