Alguns empresários estão acostumados a selecionar pessoal através de processos seletivos pouco objetivos. Por acaso você já utilizou indicações? Um amigo de um amigo indicou um funcionário que era bom e você o contratou porque considerou a fonte confiável? Todo mundo já fez isso, mas esse método seletivo está longe de ser ideal.
Outros aproveitam a intuição durante a entrevista. Se sentirem que o candidato é o certo, ele está contratado. Outros ainda realizam a seleção, mas não possuem métodos para avaliar se o funcionário é realmente o certo e são guiados somente por experiências anteriores e currículo.
Para conseguir os melhores profissionais para sua empresa é importante determinar o perfil de vaga. Ele faz toda a diferença no processo seletivo e pode solucionar muitos dos seus problemas com recrutamento e seleção. Quer entender mais? Continue a leitura!
O que é o perfil de vaga e por que ele importa?
O perfil de vaga é, basicamente, um conjunto de características que o candidato deve obedecer para ser adequado à empresa. Ele vai muito além da descrição de cargo, formação e experiência que alguns gestores utilizam para selecionar seus candidatos.
Esse tipo de perfil precisa ser bastante detalhado para possibilitar a categorização de cada um que passa pelo processo seletivo. É através dele que você consegue confirmar se alguém se dará bem dentro da equipe ou não. Por acaso você já contratou alguém com uma formação, experiência e currículo perfeito, mas que simplesmente não se encaixou no negócio? O perfil ajuda a evitar situações como essa.
O que deve estar presente no perfil
Comece determinando quais são as características profissionais que você deseja no seu colaborador. Seu histórico profissional, tempo de experiência, conhecimentos técnicos e operacionais, entre outros. Essa parte é bastante simples e fácil de definir sem muita pesquisa.
O que complica a vida de muitos gestores e recrutadores são as características pessoais. Como exatamente seu colaborador deve se comportar para encaixar-se dentro da equipe e manter os valores e missão organizacionais?
Defina qual deve ser a motivação do candidato, seus objetivos, apresentação pessoal, tipo de relacionamento interpessoal e habilidades comunicativas. Seja muito detalhado e não poupe esforços para adicionar características que tornem um colaborador desejável para sua empresa.
Como determinar as características ideais
Sabendo que as características pessoais são um grande desafio, separamos algumas dicas para determiná-las. É claro que você também pode considerar outros fatores para definir o perfil de vaga mais adequado, mas essas são informações básicas.
1. Forma de trabalhar do colaborador
A forma de trabalhar varia muito de pessoa para pessoa. Alguns são bons comunicadores e trabalham muito bem em equipe, sabendo delegar e pedir ajuda. Outros são individualistas e se encaixam muito bem em projetos individuais que exigem automotivação e foco.
Avalie sua vaga para saber como o colaborador ideal deve trabalhar. Uma posição com forte ênfase no trabalho em equipe, por exemplo, não serve para um perfil individualista, por exemplo. O oposto também acontece, funções que exigem longas horas trabalhando sozinho não são boas para quem precisa de contato social frequente.
2. Missão e valores da organização
Muitas empresas sofrem com rotatividade de pessoal porque não conseguem estabelecer um perfil de vaga baseado na sua missão e valores. A cultura organizacional determina o ambiente dentro da empresa e quão atrativo ele é para cada perfil.
Startups são um bom exemplo. Por trabalhar com uma cultura de inovação e novidade, elas dificilmente são um ambiente agradável para colaboradores mais velhos e tradicionais. Esse perfil seria mais adequado para um negócio que trabalha nos modelos tradicionais já estabelecidos em mercado.
Tendo seus valores bem estabelecidos, é possível definir qual tipo de pessoa se identifica melhor com eles. Lembre-se de incluir esses detalhes no seu perfil de vaga.
3. Especificidade da área de atuação
Aqui você deve avaliar como cada área dentro da empresa trabalha. Uma contratação para o setor de marketing tem um perfil de vaga completamente diferente de uma para o administrativo. Cada equipe possui sua própria forma de trabalhar específica e exige profissionais diferentes.
Além de incluir os valores e missão da empresa, analise como trabalham cada uma das equipes em seu interior. O perfil do candidato precisa estar alinhado com a equipe específica para não gerar conflitos ou falta de desmotivação em todos.
Após aplicar essas dicas, seu perfil de vaga ficará muito mais completo. Agora é necessário aplicá-lo no processo seletivo para garantir a seleção dos profissionais mais qualificados e preparados para trabalhar na sua empresa.
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