6 dicas para contratar estagiários sem dor de cabeça

postado por Grupo Gente Categoria: : Estágio Sem comentários

No começo do ano boa parte dos alunos começa a ficar de olho em busca de oportunidades de estágio. Pode ser para cumprir a carga horária exigida pelo seu curso ou somente para conseguir ingressar no mercado profissional. De qualquer forma, a hora de contratar estagiários pode estar chegando.

Para te ajudar nesse processo e conseguir os melhores estagiários possíveis separamos 6 dicas importantes para a hora da seleção.

Pesquise as faculdades e universidades

Certamente a faculdade não faz o aluno. É possível que você encontre profissionais péssimos e despreparados vindos de qualquer instituição, mas algumas são referência na sua área. Portanto, é mais provável conseguir grandes talentos vindos delas. Pesquise quais são as universidades e faculdades disponíveis na sua área para saber para quais dar prioridade na seleção.

Se você optar por um serviço especializado para a seleção de estagiários consegue uma vantagem. Essas empresas já realizaram um mapeamento das instituições de ensino para outros processos seletivos e sabem de onde costumam vir os melhores profissionais. É mais rápido que precisa pesquisar faculdades sozinho.

Busque entidades acadêmicas

Faculdades e universidades possuem muito mais que somente aulas. Existem diversas entidades acadêmicas das quais alunos podem participar, como grêmios, empresas juniores e diretórios acadêmicos. Alunos que fazem parte de tais entidades tendem a ter um espírito mais empreendedor e serem mais motivados com o trabalho.

Quem está em busca de um estagiário realmente excepcional precisa aproveitá-las. Na hora de avaliar o currículo dê prioridade a quem tem experiência nesse tipo de entidade. Caso a informação não esteja presente no currículo, já que muitos alunos não consideram a experiência importante profissionalmente, pergunte na hora da entrevista.

Confira as atividades extracurriculares

Existem diversas atividades extracurriculares que complementam os estudos. Um grande diferencial para muitos alunos é a iniciação científica. Apesar de não estar diretamente ligada com o ambiente empresarial, quem teve essa experiência certamente possui mais proatividade e dedicação que a maioria dos outros candidatos.

Outras atividades extracurriculares úteis incluem cursos, workshops e até eventos. Não fique limitado a entender o que o aluno aprende em sala de aula. Ele certamente conseguiu muitos outros conhecimentos relevantes durante seu tempo na faculdade e você pode utilizar isso para melhorar ainda mais a seleção.

Pense além das notas acadêmicas

Na hora de se candidatar a uma vaga a maioria dos candidatos foca no que aprendeu na faculdade e nas experiências anteriores de trabalho. No entanto, isso não é tudo, especialmente para um estagiário que acabou de começar sua vida profissional. Vá além do feijão com arroz do currículo e dê prioridade e outros fatores da formação do indivíduo.

Muitas vezes conseguir um profissional proativo e com vontade de aprender é mais importante que escolher o melhor da sala. Para conseguir entender melhor o perfil do candidato é possível usar testes de inteligência emocional e de personalidade. Empresas especializadas em seleção já utilizam testes e dinâmicas desse tipo para conseguir melhores resultados na contratação.

Ofereça oportunidades de crescimento

Algumas empresas vão além de ser referência na sua área com produtos e serviços e se transformam em referência para profissionais. São aqueles negócios nos quais todos querem trabalhar porque sabem que podem crescer muito. Quem consegue isso acaba abrindo um processo seletivo para estágio que torna-se extremamente concorrido.

Um negócio que deseja atrair talentos precisa ser assim e, para isso, é preciso oferecer oportunidades de crescimento. Deixe claro aos candidatos desde o princípio que eles podem ser efetivados e crescer dentro da empresa. Não existe motivação melhor.

Contrate profissionais especializados para a seleção

Contratar estagiários é bastante diferente de realizar uma contratação de profissionais CLT. As exigências e testes devem ser diferentes para que o negócio aproveite essa oportunidade de trazer talentos inovadores para sua equipe. Portanto, o mais adequado é deixar a seleção para quem realmente entenda do assunto.

Mesmo que seus profissionais de RH sejam extremamente qualificados eles podem demorar bastante até encontrarem a pessoa adequada. Uma empresa especializada já possui processos bem definidos para identificar o profissional perfeito para seu negócio e conseguirá realizar a seleção em tempo mais curto. Então por que não aproveitar?

O Grupo Gente oferece serviços de seleção específicos para estagiários que te ajudam a economizar tempo e recursos, além de encontrar a melhor solução para sua empresa. Peça já seu orçamento!

Anuncie suas vagas com o Grupo Gente!


1 Comentário

Não há comentários sobre este post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

Desde 1972, nós do Grupo Gente desenvolvemos um trabalho para aumentar a produtividade de nossos clientes através da prestação de serviços

© 2018 - Grupo Gente | Por Agência Site Bem Feito