O feedback é visto como uma das ferramentas mais importantes no ambiente de trabalho, pois ajuda colaboradores e empresas a crescerem e se desenvolverem juntos.
Mas você sabe o que é?
Então não deixe de conferir este nosso novo artigo.
Boa leitura!
O que é feedback?
A palavra é inglesa, e significa retorno. Já no ambiente empresarial, se refere à avaliação que é dada a um colaborador ou equipe, sobre as ações ou resultados obtidos.
O feedback é uma forma de comunicação, um processo que tem como objetivo promover o aprendizado e aprimoramento no ambiente corporativo.
Elogios diários ou avaliações de desempenho são instrumentos de dele, onde os gestores podem nortear o comportamento e as atitudes dos profissionais.
Dessa forma, os profissionais podem buscar melhorias contínuas e apostarem em oportunidades que os permitam alcançar o crescimento.
Por que fazer um?
Segundo um estudo global do Top Employers Institute feito com 600 empresas em 99 países, o feedback é considerado pelos profissionais a melhor forma de medição de desempenho.
Entre os ouvidos na pesquisa, a maioria afirma que prefere feedbacks mais regulares dentro de processos de avaliação, do que as tradicionais revisões anuais de desempenho.
No Brasil, participaram do estudo 26 empresas que, juntas, empregam mais de 300 mil colaboradores.
E a boa notícia é que por aqui, 100% delas treinam seus gerentes para dar a seus funcionários um feedback aberto e construtivo de forma contínua.
Mas neste ponto talvez você esteja se perguntando “mas por que fazer um feedback?”
A resposta é simples: o feedback é uma prática bastante comum para encorajar, criar confiança e visar a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores.
Ele é importante pois oferece aos colaboradores a compreensão do desempenho de suas funções e de como eles são vistos no ambiente de trabalho. Pode-se dizer ainda que ele alinha o comportamento do colaborador ao grupo, contribuindo para que todos alcancem os melhores resultados.
Conheça os tipos
Existem 2 tipos: o positivo e o negativo. Assim, vejamos agora cada um deles.
Feedback positivo
O feedback positivo é o mais esperado por todos, pois acontece quando um colaborador ou equipe alcança bons resultados.
Ele exalta os pontos positivos: um bom comportamento, uma ação eficaz, uma solução criativa, etc.
Dar este feedback é necessário porque a partir dele os profissionais ficam sabendo que estão fazendo o que é certo e assim, ficam ainda mais motivados e engajados dentro da empresa.
Ele é importante ainda para que o colaborador sinta que a empresa dá atenção para o seu crescimento e que valoriza suas qualidades.
Já, para a empresa, o feedback positivo é importante porque contribui para que seus colaboradores se tornem cada vez mais motivados, produtivos e eficientes, trazendo assim melhores resultados.
Como se trata de algo positivo, este tipo de feedback pode ser realizado em público, em uma conversa individual ou mesmo por e-mail.
Pode ainda vir acompanhado de uma bonificação salarial, incentivando ainda mais os colaboradores.
Feedback negativo
Apesar da carga negativa, este tipo de feedback é extremamente necessário, pois sinaliza o que deve ser melhorado, um comportamento inadequado ou uma atitude que é desfavorável para o andamento das atividades.
No entanto, ele precisa ser realizado com muita sensibilidade, pois do contrário, poderá gerar conflitos e um clima ruim no ambiente de trabalho.
Portanto, é aconselhável que seja feito em uma conversa particular e que sejam escolhidas as palavras corretas.
É preciso ainda apontar os erros e falhas, mas ao mesmo tempo incentivar o colaborador a mudar o seu comportamento.
Por fim, cabe destacar que o feedback negativo é muito importante, pois serve para que todos passem a trabalhar de forma alinhada com os objetivos e valores da organização.
Serve também para que seja possível a implementação das melhorias necessárias.
7 Dicas para fazer um feedback de forma adequada
Achou interessante e quer iniciar agora mesmo esse processo dentro da sua empresa?
Então fique de olho nas dicas abaixo. Afinal, o feedback só alcança os resultados desejados quando realizado de forma adequada!
- Prepare-se antes de conversar, fazendo um roteiro de tudo que deseja falar;
- Seja imparcial;
- Seja sincero e objetivo;
- Faça críticas construtivas e que realmente farão diferença;
- Levante todos os pontos positivos e negativos e dê sugestões para melhoria de cada um deles;
- Tenha empatia, se coloque no lugar de quem está recebendo o feedback;
- Esteja sempre disposto a ouvir o que o colaborador diz a respeito.
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