Está pensando em contratar um estagiário na sua empresa, mas ainda tem dúvidas se é um bom negócio?
Então este artigo é para você! Acompanhe e descubra como funciona o estágio e porque contratar um jovem estagiário pode ser ótimo para a sua empresa.
Boa leitura!
O estagiário
O estagiário é um profissional em começo de carreira.
É um estudante que presta serviços para empresas ou órgãos públicos com o objetivo de aprimoramento profissional na sua área de estudo.
O estágio é o primeiro contato do jovem estudante com sua futura profissão.
É também a oportunidade que ele tem de conhecer de perto a rotina de uma empresa. Além disso, pode ver a aplicação dos conhecimentos que ele, até o momento, só havia visto na teoria.
E se engana quem pensa que o trabalho de um estagiário é pouca coisa! Eles são uma grande força de trabalho no país.
Segundos estudos da Associação Brasileira de Estágios (Abres), o Brasil tem cerca de um milhão de estagiários, sendo 740 mil do ensino superior e 260 mil do ensino médio ou técnico.
O estágio
O estágio pode parecer, a princípio, com qualquer outro trabalho, porém existem algumas diferenças essenciais.
Em primeiro lugar, ele é regido pela Lei nº 11.788, que estabelece uma série de regras para que os estagiários tenham uma oportunidade de aprimoramento profissional efetivo.
Existe o estágio obrigatório, ou seja, aquele indispensável para que o estudante conclua seu curso e obtenha o diploma.
Mas também, existe o não obrigatório, feito por livre escolha do estudante.
No mais, é importante saber que:
- o contrato de estágio tem duração de seis meses, podendo ser renovado até que se complete o tempo máximo de dois anos;
- ainda sobre o contrato, esse deverá ser assinado pela empresa, pelo aluno e também pela instituição de ensino;
- a carga horária para estágio no ensino superior é de seis horas diárias;
- o estagiário deve receber uma remuneração (bolsa) da empresa e também auxílio para transporte;
- a remuneração não é obrigatória nos casos em que o estágio é exigido pela faculdade;
- não existe uma regra para a fixação do valor da bolsa, isso deverá ser negociado entre a empresa e o estagiário;
- o estagiário deve ser supervisionado em suas atividades por um profissional graduado e deve enviar relatórios periódicos para a sua instituição de ensino.
Quem pode contratar um estagiário
A Lei nº 11.788, declara que “as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer um dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio”.
Ou seja, como se vê, não só as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, podem contratar um estagiário.
Um profissional liberal, como um dentista ou advogado, também pode ter seu estagiário, desde que possua registro no conselho regional de sua área.
7 benefícios que sua empresa terá ao contratar um estagiário
Veja alguns dos benefícios para a sua empresa:
1. Quando se contrata um estagiário, surge a oportunidade de recrutar e capacitar futuros profissionais para a empresa. E claro, descobrir novos talentos que irão assegurar a formação de um quadro qualificado na sua empresa.
2. Quando se tem um programa de estágio, inicia-se um importante intercâmbio com as instituições de ensino, o que facilita o fluxo de informações e novidades técnicas para dentro da empresa.
3. Um estagiário necessita de um investimento operacional menor que um colaborador contratado pelas regras da CLT.
4. Um programa de estágio pode se tornar um celeiro de talentos, com todos os envolvidos se desenvolvendo em conformidade com a cultura da empresa e com as competências esperadas para cada uma das vagas.
5. A presença de estagiários possibilita uma renovação para funcionários já experientes e preparados. Ao terem a oportunidade de ensinar e supervisionar os estagiários, eles podem rever todos os processos e aprender ensinando.
6. Como a maior parte dos estudantes pertence às gerações Y e Z (nascidos do final da década de 80 e também nas décadas de 90 e 2000), eles são naturalmente tecnológicos e portanto mais inclinados à inovação, trazendo novas ideias e soluções para rotinas da empresa.
7. Estagiários têm sede de aprender e querem colocar em prática todo o conteúdo teórico visto em sala de aula.
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